Saiba quais alimentos são “amigos” ou “inimigos” da saúde no combate ao colesterol

Saiba quais alimentos são “amigos” ou “inimigos” da saúde no combate ao colesterol

Para conscientizar a população no Dia Nacional de Combate ao Colesterol, quinta-feira, 08 de agosto, gerente de Nutrição Clínica do HCor ressalta que uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas, laticínios desnatados, carnes magras e cereais integrais é ideal para manter os níveis de colesterol normais

 Vital para o organismo, o colesterol é um composto que desempenha diversas funções no organismo, como transporte das gorduras, manutenção da permeabilidade das células, síntese de hormônios e absorção de algumas vitaminas. Apenas 30% do colesterol total são provenientes do consumo de alimentos de origem animal (origem exógena). Os outros 70% são fabricados pelo fígado (origem endógena). “Existem vários tipos de colesterol, mas em geral destacamos dois: o bom e o mau. O colesterol bom é conhecido por HDL, enquanto o mau é chamado de LDL (veja quadro), cujo o excesso é justamente o que está associado ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista, Rosana Perim, gerente de Nutrição Clínica do HCor – Hospital do Coração.

Para conscientizar a população sobre os riscos do acúmulo do LDL colesterol no organismo, no Dia Nacional de Combate ao Colesterol, nesta quinta-feira, 08 de agosto, a gerente de Nutrição Clínica do HCor explica que além do fator genético, a adoção de um padrão alimentar com elevado teor de colesterol, gordura saturada e trans, associado ao baixo consumo de fibras, tem contribuído para aumentar o colesterol total e do LDL colesterol e consequentemente o aparecimento da doença coronariana.

Dieta equilibrada

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores ideais de colesterol devem ser: colesterol total < 190 mg/dL, LDL < 130mg/dL, HDL> de 40 mg/dL.  Por isso, Rosana ressalta que é muito importante ficar atento ao tipo de alimentação que adotamos em nosso dia-a-dia. “A base de uma dieta saudável e balanceada para quem está com o colesterol aumentado está na diversificação e na escolha correta dos tipos de gordura presentes nos alimentos. Isso, claro, sempre de maneira equilibrada e sem exageros”, lembra a nutricionista.

Amigos e inimigos do coração

Para que possamos compor uma dieta mais saudável, Rosana destaca quais alimentos são “amigos” e “inimigos” da saúde no combate ao colesterol ruim. Entre os amigos, temos verduras e legumes; frutas; cereais integrais; aveia; laticínios desnatados; margarinas cremosas, peixes ricos em ômega 3:  salmão, sardinha, anchova e atum; azeite de oliva, abacate, azeitona, óleos vegetais: soja, milho, girassol, canola e azeite de oliva,  linhaça e as oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, amendoim.

Já entre os inimigos, temos carnes gordurosas: costela, picanha, contra-filé e pernil, frutos do mar: camarão, lula, polvo, marisco e lagosta, manteiga e margarinas duras, embutidos: salsicha, linguiça, mortadela, salame, bacon, torresmo, banha de porco, azeite de dendê, leite integral e derivados, queijos amarelos, biscoitos amanteigados e croissant, aves com pele, vísceras: coração de frango, miolo e fígado, doces com cremes e chantilly, chocolate ao leite, polpa coco e leite de coco.

Com relação ao consumo de ovo, as recomendações estão sendo revistas pelas diretrizes nacionais e internacionais e novas pesquisas mostram que a ingestão de um ovo por dia pode ser indicada, se outros alimentos ricos em colesterol forem limitados na dieta. Deve-se ter cuidado também na forma de preparo do ovo, pois quando é frito ou mexido, há adição de gorduras, aumentando as calorias e dependendo do tipo de gordura, elevar o colesterol.

LDL x HDL

LDL Colesterol (mau) HDL Colesterol (bom)
Transporta o colesterol do fígado para as células. Se estiver em excesso, pode acumular-se nas paredes das artérias, impedindo a passagem do sangue, aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Para manter a saúde do nosso coração, devemos manter o nível do “mau colesterol” baixo. Transporta o colesterol até o fígado onde posteriormente é eliminado. Funciona como um sistema de limpeza nas artérias. Este tipo de colesterol ajuda a manter a saúde do nosso coração e devemos mantê-lo elevado.

 

Agende sua Consulta

 É importante que a reeducação alimentar seja incorporada gradativamente, pois  desta forma é possível controlar os níveis de colesterol e manter o peso ideal por meio de bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável.