MELODY
Ensaio clínico não controlado, fase IV multicêntrico, de pacientes com cardiopatia congênita que foram submetidos ao implante percutâneo ou perventricular de valva pulmonar: impacto clínico e na qualidade de vida.
O projeto Melody é um estudo misto que envolve pesquisa quantitativa, por meio da análise de dados clínicos e de qualidade de vida, e pesquisa qualitativa, com a elaboração de perguntas abertas aos pacientes, para a obtenção de sua percepção quanto à qualidade de vida após procedimentos de alta complexidade. No aspecto quantitativo, é um ensaio clínico não-controlado, voltado para crianças, adolescentes e adultos com disfunções cardíacas específicas, caracterizados por estenose e/ou insuficiência pulmonar grave, que serão submetidos a implantes com nova tecnologia.
O objetivo é avaliar o impacto que a aplicação desta nova tecnologia terá no manejo clínico e na qualidade de vida de pacientes com disfunções já citadas, caracterizados por estenose e/ou insuficiência pulmonar grave.
Além do HCor, participam do projeto:
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC);
- Instituto Nacional de Cardiologia (INC);
- Instituto de Cardiologia (IC) do Rio Grande do Sul.
Existe a possibilidade de incluir mais centros participantes.