Não há avanço sem ensino e pesquisa


 

Superintendente do IE HCor

O Prof. Dr. José Eduardo Krieger acaba de assumir a Superintendência de Ensino e Pesquisa do HCor. Docente da Universidade de São Paulo (USP) desde 1990 e com pós-doutorado em biologia molecular pela Harvard Medical School e Stanford University School of Medicine, Dr. Krieger destaca a importância da evolução constante do conhecimento para o avanço da saúde.

Qual a importância do ensino e pesquisa para os avanços na área de saúde?
J.E.K – Fundamental. Sem ensino e pesquisa não há avanços, saúde e desenvolvimento. Desde a renascença, a sociedade descobriu que vale a pena investir em pessoas curiosas. Ao longo dos anos esse processo errático se sofisticou por meio da metodologia científica em um conjunto de regras e processos, para se fazer indagações e obter respostas.
 

De que maneira os avanços tecnológicos contribuem para a saúde?
J.E.K – Para ilustrar a importância do desenvolvimento tecnológico na saúde, podemos destacar que uma pessoa que nasceu no início do século passado tinha uma expectativa de vida de 35, 40 anos. Cem anos depois, este número dobrou. Dificilmente teremos outro período com tamanha mudança. Foram várias inovações que resultaram na melhoria da qualidade de vida, em áreas como produção de alimentos, saneamento, vacinas, antibióticos, medicamento de toda natureza. Hoje, falamos em medicina de precisão para determinar o risco individual e a melhor abordagem para cada paciente e de regeneração de órgãos. Nada disso seria possível se não existisse o ensino e a pesquisa.
 

Quais os planos do Instituto de Ensino e Pesquisa para os próximos anos?
J.E.K – As atividades do IEP HCor já são muito reconhecidas no Brasil e no exterior. Isto facilitará as atividades de um novo gestor. A ideia é consolidar os avanços desenvolvidos até aqui e priorizar que as atividades do IEP estejam alinhadas com o projeto estratégico do HCor, que é uma instituição de excelência.