Avanços na saúde e bem-estar
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças do cérebro afetam mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Essa estatística coloca a neurologia como uma das especialidades mais complexas, com enormes desafios a serem superados. Mas, gradativamente, estudos científicos começam a vencer algumas fronteiras importantes, principalmente no combate aos tumores cerebrais e também à dor crônica, temas abordados na matéria de capa desta edição.
O texto destaca ainda a expansão do HCor na área de Neurologia, desde a instalação da sala híbrida (Brain Suite), passando pela integração da especialidade com toda a estrutura da cardiologia e também as orientações médicas para manter a mente ativa e fortalecer a saúde neurológica.
Outro destaque da edição é a entrevista com o Prof. Dr. José Eduardo Krieger, Superintendente de Ensino e Pesquisa do HCor, que destaca os avanços científicos que vêm sendo realizados em regeneração cardíaca, bem como os novos estudos que a instituição vai desenvolver.
Também abordando fatores de risco, há uma reportagem sobre a importância da realização do check-up anual. É muito comum as pessoas planejarem uma série de iniciativas para um novo ano e a saúde não pode ficar fora desta programação. Os exames podem ajudar na prevenção de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão.
As arritmias cardíacas também se destacam nesta edição. O HCor é referência neste tipo de tratamento e conta com um laboratório especializado para a realização da ablação, procedimento mais eficiente para o tratamento definitivo da doença, com um moderno sistema de mapeamento computadorizado 3D (mapeamento eletro-anatômico) que auxilia os médicos na identificação e localização dos focos de arritmias.
Esta edição destaca ainda os riscos da osteoporose, doença que afeta 10 milhões de pessoas no país, a importância da hidratação nos dias de altas temperaturas e também o projeto de filantropia do HCor intitulado Boas Práticas em Cardiologia. Trata-se de um programa para orientar e treinar profissionais da rede pública de saúde no atendimento de doenças cardiovasculares.
Boa Leitura!