O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios.
A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.
Entenda a Endometriose! Saiba mais sobre a endometriose, uma condição que pode afetar a saúde da mulher. Clique aqui para saber mais. >
Além disso, a chegada da menstruação anuncia o final do período fértil de uma mulher e, na maioria dos casos, confirma a inexistência de uma gestação.
Esse momento mensal pede atenção porque a característica da menstruação pode dizer algumas coisas sobre a saúde da mulher.
Tipos de menstruação
Há quem diga que “cada corpo conta uma história”, outra forma de ler essa afirmação é sugerir que cada pessoa percebe seu corpo de uma forma única.
Exemplo disso – pensando na menstruação – é que há mulheres que possuem um fluxo de sangue intenso, outras têm fluxos mais amenos. Há ciclos que são curtos, outros que são longos.
Há fluxos com sangue claro e outros com a menstruação escura. Por esses e outros fatores de distinção, é importante que a mulher observe e conheça seu próprio ciclo menstrual.
Leia mais: Nutricionista do HCor indica alimentos que auxiliam no combate à TPM.
Menstruação
O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue.
Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor).
A quantidade expelida varia de acordo com a liberação hormonal de cada mulher.