Nutrólogo do Hospital do Coração ressalta importância da dieta equilibrada durante o inverno
Uma opção bastante saudável é a sopa, que pode ser servida com legumes, verduras, grãos e azeite
No inverno, com as baixas temperaturas, as necessidades energéticas do organismo humano aumentam em função da necessidade de se produzir mais calor e, consequentemente, manter a temperatura corporal normal. Assim, é natural haver aumento do apetite e uma maior necessidade energética nos dias frios. Porém, é importante ter cuidado nos “exageros” típicos do inverno, principalmente naqueles alimentos muito calóricos e/ou ricos em gorduras.
As deliciosas receitas do inverno podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL) devido ao consumo de alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável, e o azeite extra-virgem pode ser um grande aliado para alterar de forma importante a qualidade nutricional dos pratos e oferecer mais saúde.
Mesmo com os deliciosos pratos do inverno, é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma opção saudável para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome quando preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos e azeite extra-virgem. “Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes” afirma Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração.
Diversos estudos, inclusive o FDA – Food and Drug Administration – importante órgão do governo americano que regula os alimentos, comprovaram os inúmeros benefícios do azeite como um alimento funcional que possui antioxidantes capazes de prevenir doenças cardíacas, câncer e também fortalecer o sistema imunológico. No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicose do diabético.
O hábito de uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal – fontes de gordura saturada – são capazes de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (bom colesterol), que protegem as artérias. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna este óleo mais saudável em relação aos outros.
Os benefícios do azeite
Muito difundido como opção de gordura saudável na alimentação, o azeite extra-virgem, além da prevenção de doenças crônicas, tem grande benefício para as gestantes. É a gordura que mais se assemelha ao leite materno, tanto pela composição quanto pela sua digestão. Por isso, seu consumo durante a gravidez é altamente recomendado, a princípio porque auxilia no desenvolvimento do feto, na composição do tecido adiposo e na produção de prolactina, o leite materno.
O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol “bom”) e a reduzir o LDL (colesterol “ruim”). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.