HCor promove palestra e testes gratuitos sobre prevenção e tratamento de doenças pulmonares
As doenças pulmonares podem assumir muitas formas, sendo a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a asma as formas mais comuns. A DPOC é causada pela obstrução irreversível das grandes vias aéreas do pulmão, enquanto a asma, por sua vez, é uma obstrução reversível das pequenas vias aéreas pulmonares.
Para conscientizar a população, no dia 29 de agosto, o HCor promove uma palestra interativa com o pneumologista João Marcos Salge e com a Gerente de Psicologia Silvia Cury Ismael, sobre “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma”, além de oferecer testes gratuitos de monoximetria (avalia e mede a concentração de monóxido de carbono no pulmão para fumantes) e espirometria (exame que mede a velocidade e quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões – que tenham indicação), além da apresentação da boneca “Altina – a boneca fumante”.
De acordo com a Gerente do Serviço de Psicologia e responsável pelo Programa de Assistência Integral ao Fumante do HCor (Hospital do Coração), o evento irá abordar os sinais, sintomas e principais fatores de risco do tabagismo, que é responsável por até 85% das mortes por doença pulmonar crônica. “O tabagismo é reconhecidamente uma doença crônica e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, o câncer, DPOC e doenças cardiovasculares”, esclarece Silvia Ismael.
Cerca de 210 milhões de pessoas no mundo têm DPOC e a estimativa é que a doença se torne a terceira principal causa de morte em 2020. “No Brasil, a DPOC atinge mais de 7 milhões de pessoas. No entanto, somente 12% dos pacientes são diagnosticados e, desses, apenas 18% recebem tratamento. O principal fator de risco para a DPOC é o tabagismo, sendo desenvolvida entre 15 a 20% dos fumantes”, explica Dr. João Marcos Salge, pneumologista do HCor.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, ele é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).
Tabagismo no Brasil: dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo e, atualmente, 11% da população brasileira com mais de 18 anos é fumante. Ao longo dos anos, diversas campanhas de conscientização veem sendo realizadas no Brasil, sendo estabelecido no dia 29 de agosto o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Sobre o Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor: programa que tem atendimento individualizado no NAP (Núcleo de Atendimento Psicológico) uma vez por semana, durante três meses, o programa tem obtido êxitos inéditos. Após início do tratamento, por exemplo, cerca de 80% dos pacientes permanecem em abstinência. Depois de um ano, 60% deles resistem ao cigarro, diminuindo consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer de diversos tipos, diabetes, entre outros males.
O Programa de Cuidado Integral ao Fumante é um dos trabalhos realizados pelo Serviço de Psicologia do HCor (Hospital do Coração), que há 23 anos atua fortemente na instituição com palestras educativas para jovens e adultos, além do atendimento interno a pacientes do hospital. Ao todo, desde o seu lançamento há 23 anos, já passaram pelo programa mais de 1000 pessoas.
Dicas para parar de fumar:
Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só;
Tome água quando tiver vontade de fumar;
Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;
Modifique sua rotina o máximo possível;
Faça exercícios regularmente;
Procure não substituir o cigarro pela comida;
Escove os dentes logo após as refeições;
Pratique relaxamento e exercícios de respiração;
Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde;
Procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.
Anote na agenda:
Palestra: “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma”
Testes gratuitos de monoximetria e espirometria, além da apresentação da boneca Altina – a boneca fumante.
Data: 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo)
Horário: das 12h às 14h
Local: auditórios 02 e 03 do HCor (Hospital do Coração)
R: Desembargador Eliseu Guilherme – 147 (Paraiso)
Inscrições gratuitas e limitadas pelo e-mail: eventoseducacao@hcor.com.br