Artrose trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste ocorre conforme o ser humano vai envelhecendo, tal quais as rugas no rosto e as manchas na pele. Confira todos os mitos e verdades da doença:
1- A artrose tem cura?
A artrose ainda não tem cura definitiva. Os pacientes que a desenvolvem fazem tratamentos para controle da dor e para diminuir as chances de progressão. As diversas formas de tratamento existem para dar conforto e alívio à dor, proporcionando aos pacientes uma vida um pouco melhor e com a menor perda da capacidade possível.
Por a artrose ser crônica não ter cura, quanto antes você procurar um médico e se informar sobre os seus sintomas, quanto antes realizar os exames e receber o diagnóstico, mais cedo poderá iniciar o tratamento. Isso fará grandes mudanças em sua vida, principalmente na diminuição da dor.
A lição que fica é que se pode sim viver uma vida longa e feliz com artrose. É necessário apenas que o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento adequado seja aplicado em seguida. Além disso, a medicina atual está avançada e todos os dias novos tratamentos são descobertos.
Leia mais:
+ o que é artrose e quais são as causas?
+ Artrose: sintomas e fatores de risco
+ Artrose: sintomas e fatores de risco
2- Pilates ajuda no tratamento da artrose
Verdade. Não somente ajuda no tratamento como também serve como prevenção. Exercícios físicos aliados a alongamentos e a uma boa alimentação são fundamentais para uma vida saudável, principalmente quando falamos sobre articulações.
3- A artrose causa afastamento do trabalho
Verdade. Atualmente, no Brasil, de acordo com dados da Previdência Social (INSS), cerca de 7,5% de todos os afastamentos de trabalho são causados pela artrose. Entre as justificativas de auxílio-doença, a artrose aparece em segundo lugar e é a quarta causa determinante para aposentadoria, representando 6,2% dos trabalhadores.
4- É possível evitar a artrose
Mito. Pode-se dizer que a artrose é inevitável, afinal a sua principal causa é o envelhecimento. O que se pode fazer é diagnosticá-la precocemente, passando já ao tratamento para diminuição das dores e também para que a artrose não evolua tão rápido.
5- Todo caso de artrose é cirúrgico
Mito. A cirurgia é indicada apenas em casos graves, quando é necessário fazer um realinhamento dos ossos ou a colocação de prótese para substituir a articulação lesionada.