Acreditação

Acreditação Hospitalar é um sistema de verificação externa que tem o objetivo de determinar a conformidade diante de um conjunto de padrões, constituindo-se num processo de avaliação dos recursos institucionais, que é feito em caráter voluntário, periódico e reservado.

A avaliação envolve aspectos relacionados ao desenvolvimento da qualidade em saúde, tais como:

  • Acesso e garantia da continuidade do atendimento;
  • Processos diagnósticos, terapêuticos e de reabilitação e recuperação;
  • Segurança dos procedimentos e atos médicos;
  • Direitos dos pacientes e familiares;
  • Desempenho dos recursos humanos;
  • Adequação e condições das instalações e equipamentos.

Os padrões de Acreditação são elaborados visando estimular esforços para a melhoria contínua da instituição, atendendo aos direitos do consumidor, respeitando a ética profissional e promovendo a segurança no ambiente hospitalar.

Quem faz a Acreditação?

Acreditação no Hcor

Em novembro de 2006 o HCor conquistou a Acreditação Hospitalar Internacional, por meio da participação e integração de todos os setores, orientados pela Equipe da Qualidade, que atenderam integralmente as exigências da “Joint Commission Internacional Accreditation (JCI) e seu representante nacional, o “Consórcio Brasileiro de Acreditação” (CBA).

Ao receber a Acreditação Internacional, o HCor encontra-se num patamar de qualidade comparável ao dos melhores hospitais do mundo, destacando-se como centro de referência. Poucos hospitais no Brasil possuem esse título, que comprova a excelência do hospital no atendimento ao paciente e aos seus familiares.

Política de Direitos dos Pacientes e Familiares

  • Ter um atendimento digno, atencioso e respeitoso;
  • Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome;
  • Ser tratado com confidencialidade;
  • Receber informações claras, objetivas e compreensíveis;
  • Consentir ou recusar, livre e voluntariamente, o tratamento.

Como é feita a continuidade da Acreditação?

Mesmo tendo conquistado a Acreditação, o processo não se encerra. São feitas auditorias periódicas pela JCI e o HCor será submetido a uma nova avaliação a fim de comprovar a melhoria dos serviços prestados.

Por isso, é permanente o compromisso com a aplicação dos padrões e a melhoria dos processos, com a adoção de procedimentos padrões que garantem segurança e qualidade aos serviços prestados.

A Acreditação requer conscientização também permanente a respeito dos seus propósitos e total envolvimento dos profissionais. Por isso, o HCor conta com o imprescindível apoio do corpo clínico para manter o padrão de excelência no atendimento aos pacientes e, consequentemente, preservar essa importante conquista que é Acreditação.

Por que a Acreditação é importante para o HCor?

A Acreditação confirma:

  • A segurança dos pacientes e profissionais;
  • A Qualidade na assistência;
  • O reconhecimento internacional;
  • A competitividade;
  • A construção de equipes integradas e a melhoria contínua;
  • O gerenciamento eficaz e a qualidade dos serviços prestados;
  • A excelente capacitação dos profissionais.

Além desses diferenciais, trabalhar em uma instituição de saúde com reconhecimento mundial é motivo de orgulho e eleva a autoestima da equipe. A avaliação positiva de seus serviços também o torna mais valorizado profissionalmente no mercado.