Com até 90 batimentos por minuto, o coração é um dos órgãos que podem apresentar problemas por seu funcionamento sem interrupção. Uma das principais consequências é a dificuldade de circulação do sangue, causada pela estenose aórtica.
A doença acontece quando a válvula aórtica do coração, responsável por controlar a liberação de sangue para todo o corpo, não consegue abrir e fechar de forma correta. Essa condição reduz o fluxo do sangue oxigenado e provoca um aumento de pressão no órgão que, sem tratamento, pode levar à morte súbita.
Alguns sintomas podem surgir em pessoas que tem estenose aórtica com estágio mais avançado:
Na maioria das vezes, o problema é apenas identificado em exames do coração.
O principal tratamento é o implante de uma nova válvula aórtica ou substituição da válvula doente. Por muitos anos, o procedimento era feito por meio de cirurgia que precisava de abertura do peito, conhecida como esternotomia. Porém, a incisão invasiva trazia altos riscos para pessoas fisicamente mais frágeis, como pacientes com outras doenças graves e idosos.
O avanço da idade é o principal fator para a estenose aórtica e pode influenciar no nível de gravidade. A maioria dos casos ocorre com idosos acima de 70 anos. Pessoas com histórico de problemas no coração ou que já realizaram cirurgia no órgão também podem ser propensas à doença.
Existem outros fatores de risco que contribuem para o surgimento da estenose:
• Histórico de derrame;
• Doença pulmonar, hepática e renal;
• Diabetes;
• Procedimento com radiação no coração.
Para proporcionar maior segurança no tratamento de pessoas mais vulneráveis, o implante de válvula aórtica transcateter (conhecido pela sigla TAVI, em inglês) vem sendo mais utilizado. É um procedimento minimamente invasivo, sem a necessidade de cirurgia com abertura do peito.
Como funciona o TAVI?
A nova válvula aórtica é implantada no local da atual da que está com o funcionamento comprometido. Semelhante aos tubos (stents) utilizados para desobstruir artérias com gordura excessiva, a prótese de tecido natural e malha flexível regulará a abertura e fechamento para a saída de sangue do coração.
O diferencial do TAVI é utilização de cateter. O tubo fino é inserido na artéria por uma pequena incisão na virilha ou no peito, dependendo da necessidade do paciente e escolha médica. O dispositivo é guiado até o coração, que é aberto e ajustado com a válvula nova, e passa a funcionar instantaneamente após o procedimento.
A equipe médica responsável acompanha as imagens da operação em tempo real por meio de máquinas de ultrassom e raio X, o que oferece mais um meio de segurança durante a inserção do cateter.
Benefícios
O implante de uma nova válvula aórtica transcateter é realizado por um período mais curto do que a esternotomia, com duração de cerca de duas horas, sem abertura do peito. Muitas vezes, é feito com sedativos leves, mas em outros casos a anestesia geral pode ser aplicada.
A recuperação de quem passa pelo procedimento é mais rápida e com menos dor. O paciente é monitorado pela equipe médica na UTI pelas primeiras 24h e logo depois já é direcionado para um quarto. Se sua condição de melhora for progressiva, poderá receber alta em poucos dias.
Pessoas que tratam a estenose aórtica com TAVI tem mais chances de manter uma boa qualidade vida a longo prazo, baseada em uma rotina alimentar e de atividades físicas regulada, além de um acompanhamento cardiológico.
Porém, vale saber que existem contraindicações para pessoas que tenham inflamações vigentes ou que apresentem reação alérgica a metais.
Diagnóstico e prevenção
A estenose aórtica está diretamente associada à idade do paciente e pode ser degenerativa. De qualquer forma, uma alimentação balanceada e exercícios físicos ajudam a fortalecer o corpo e a prevenir outras doenças cardiovasculares.
Uma falha na válvula aórtica pode ser identificada em exames do coração, como cintilografia do miocárdio, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma e tomografia. O TAVI somente é indicado pela equipe médica após os resultados dos diagnósticos e se apontarem aspectos favoráveis ao procedimento.
Manter os exames atualizados garante uma qualidade de vida muito maior.
Conheça o TAVI e saiba sobre o tratamento para estenose aórtica sem cirurgia
A estenose aórtica acontece quando a válvula aórtica do coração, responsável por controlar a liberação de sangue para todo o corpo, não consegue abrir e fechar de forma correta.
Baixe o infográfico!Compartilhe com seus amigos