Medicina Nuclear

Medicina Nuclear

Qual exame você procura?

Medicina Nuclear

Na área de diagnóstico por imagem, a medicina nuclear avalia o funcionamento de diversos sistemas do organismo pelo emprego de substâncias radioativas. Os exames podem ser documentados em imagens estáticas ou dinâmicas, sendo a cintilografia e a tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT) os principais procedimentos.

 

 

 

Para que serve?

Para diagnóstico, acompanhamento e auxílio na elaboração do tratamento médico. A medicina nuclear é muito requisitada por clínicos, cardiologistas e cirurgiões, em especial para a abordagem da doença arterial coronária, das neoplasias, da insuficiência vascular cerebral, das demências, da epilepsia, das doenças endócrinas, pulmonares, renais, hepáticas e osteomusculares, entre outras.

No estudo da aterosclerose coronária, permite estimar o fluxo de sangue que alimenta o músculo do coração e a contratilidade das diferentes paredes deste órgão, mesmo naqueles que já possuem doença conhecida. Exames sem alterações podem evitar outros procedimentos desnecessários.

 

 

Preparo e contraindicações:

Os exames de medicina nuclear, em geral, são contraindicados para mulheres com suspeita ou gravidez confirmada, podendo ser realizados em casos excepcionais. O preparo inclui algumas restrições alimentares, por tempo variável, além da suspensão temporária de alguns medicamentos, mas sempre a critério do médico solicitante. As instruções são fornecidas de acordo com o exame indicado.

 

 

Como é feito?

Respeitadas as orientações prévias, administra-se a substância radioativa, na maioria das vezes por via intravenosa, inalatória ou oral, sempre dentro do princípio de utilizar a menor quantidade possível de radiação necessária para um estudo de ótima qualidade.

Após receber a dose, o paciente é deitado em uma maca para que o equipamento possa fazer a leitura dos raios gama emitidos e aquisição das imagens específicas. O procedimento é indolor.

Os aparelhos são calibrados e passam regularmente por rígido controle de qualidade conforme normas estabelecidas, sendo devidamente manejados por profissionais habilitados que estão em constante treinamento, como biomédicos e tecnólogos em radiologia, sempre supervisionados pelo médico especialista.

 

 

Time da Medicina Nuclear:


 


 

Luiz Eduardo Mastrocolla
CRM: SP 24778
Cardiologista

 


 

Flávia Borges Penhalves Alves
CRM: SP 103147
Cardiologista e Médica Nuclear

 


 

Danyel Boccia
CRM: SP 107.993
Médico Nuclear

 


 

Rafael Willain Lopes
CRM: SP 114.586
Cardiologista e Médico Nuclear

 

Selecione o tipo de exame: