O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência à nicotina. Este é um problema de saúde pública mundial, e quem fuma esta vulnerável a 50 doenças relacionadas ao tabaco.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é o principal motivo de morte no mundo. Cerca de 1,3 bilhão de pessoas fumam no mundo e 200 mil morrem anualmente no Brasil. Estimativas ainda mostram que a cada uma hora, o cigarro mata 10 pessoas e o tabagismo passivo mata no Brasil uma média de 2.600 pessoas por ano.
Esta doença é responsável pelos seguintes cânceres: câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer nos rins; câncer de laringe (cordas vocais); câncer de pulmão; câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago e leucemia mielóide aguda.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o tabagismo:
O que é tabagismo passivo?
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça do cigarro pelo não fumante. Se a pessoa conviver com um fumante, que fuma dentro de casa, ele vai absorver pelo menos 20 cancerígenos e o monóxido de carbono e outras substâncias químicas que podem ser responsáveis por pelo menos 30% de câncer de pulmão e 40% de infarto do miocárdio.
Causas
O tabagismo causa dependência física e psicológica devido à nicotina que é uma substância psicoativa, por meio de alterações no Sistema Nervoso Central, liberando dopamina (neurotransmissor cerebral que emite sensações de prazer) e gerando um estado temporário de “bem estar”. É preciso somente de 2 a 3 meses de utilização do cigarro para o indivíduo ficar dependente. As mulheres tem uma relação com o cigarro mais emocional, o que dificulta quando a pessoa decide parar de fumar.
Como saber se sou dependente de tabagismo? (com dois destes itens, já é considerado dependente):
- Forte desejo para consumir o cigarro;
- Dificuldade de controlar o uso do tabaco;
- Na ausência da droga: dificuldade para dormir, depressão, ansiedade (sintomas de abstinência);
- Necessidade de doses maiores do cigarro;
- Abandono progressivo de atividades de interesse por conta do vício;
- Persistência no uso do cigarro apesar das consequências.
Outras doenças relacionadas ao tabagismo:
- Hipertensão arterial
- Aneurismas arteriais
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Trombose vascular
- Osteoporose
- Catarata
- Impotência sexual no homem
- Infertilidade na mulher
- Menopausa precoce
- Complicações na gravidez.
Aproveite e conheça o programa do HCor Vida Sem Cigarro – www.vidasemcigarro.com.br, e tenha uma vida com muito mais saúde.
Quer parar de fumar? Assista ao vídeo completo e confira o passo a passo que vai te ajudar!
Mitos e verdades:
Fumar durante a gravidez faz mal?
Parar de fumar engorda?
Narguilé faz mal?
Sim, pois uma sessão de narguilé equivale a 100 cigarros fumados em quantidade de nicotina. O fumo colocado junto ao carvão contém as mesmas substâncias químicas do cigarro. O perfume colocado de flores e frutas é somente para disfarçar o cheiro. Também gera dependência por causa da alta quantidade de nicotina.
Cigarro eletrônico faz mal?
Sim, pois apesar das propagandas, ele também tem nicotina e na verdade não ajuda de fato a parar de fumar. Além disso, a venda é proibida pela Anvisa.
Charuto faz mal?
Sim, pois um charuto equivale a 70 cigarros em quantidade de nicotina. Além disso, o charuto apesar de não ser tragado, sempre há um pouco de aspiração do mesmo para os pulmões e a quantidade que fica circulando na boca causa um alto índice de câncer de boca.