Já faz 18 anos, mas é difícil esquecer a imagem do jogador de futebol Ronaldo, o fenômeno, machucando seu joelho durante uma partida de futebol no Estádio Olímpico de Roma, sem ao menos cair no chão. A cena que comoveu companheiros, adversários e fãs por todo o mundo, aconteceu após o atleta ter ficado parado por cinco meses, em razão de uma lesão no joelho de forma parcial (localizado no tendão patelar).
A segunda lesão no joelho assustou até o fisioterapeuta do jogador, Nilton Petroni, que na época declarou que era até difícil definir o que aconteceu, porque, nas palavras dele, “estourou tudo no joelho naquela hora”.
Por se tratar da maior – e mais vulnerável – articulação do corpo humano, o joelho é a região anatômica que sofre lesões com maior frequência.
“Qualquer pessoa, desde criança, pode ter facilidade em causar uma lesão no joelho, então, a prevenção é importante. Passar no médico e verificar a saúde do joelho deve ser constante, assim como se avalia com check-ups anuais o sistema cardiorrespiratório”, alerta o ortopedista e responsável pelo Instituto do Joelho do HCor, Dr. Rene Abdalla.
Para saber mais, assista à esse vídeo de HCor Explica:
Lesão no joelho
De acordo com o ortopedista, o joelho é dividido em três partes; e os problemas podem ocorrer em 3 estruturas: nos ligamentos, nos meniscos e na cartilagem.
Casos de lesão ligamentar normalmente são traumáticas; as de meniscos podem ser traumáticas ou degenerativas; e as de cartilagem normalmente degenerativas.
“As mais graves são as traumáticas, difíceis de evitar, como casos de entorse, acidentes de motos, traumas, quedas de bicicletas, escorregões, entre outras inúmeras possibilidades. Mas, as mais comuns são as de menisco e cartilagem, que acontecem por causa do desgaste do dia a dia, como caminhar, correr, sentar-se, levantar-se”, explica o ortopedista.
Ainda segundo o ortopedista, não existe nenhuma diferença de sintomas entre elas. “Eu sempre digo que se a dor não passar em dois dias, é preciso procurar auxílio médico”.
Principais Lesões
Ligamentos cruzados anterior (LCA)
Esse ligamento está localizado entre a tíbia e fêmur. Esta lesão ocorre após uma torção do joelho com o pé fixo no chão durante a prática esportiva especialmente no futebol. Após a ruptura desse ligamento, o joelho pode ficar instável. A lesão pode ser tratada através da fisioterapia porém, na grande maioria dos casos, o tratamento cirúrgico se faz necessário.
Lesão no ligamento medial
É mais comum em jogadores de futebol, pois o joelho fica mais exposto e sofre com as pancadas.
O principal sintoma é a dor na região interna do joelho. O tratamento é feito com imobilização e fisioterapia. O tempo de recuperação total do joelho é de 4 a 8 semanas.
Lesões do menisco
Esse tipo de lesão são decorrentes de traumas rotacionais, processos degenerativos articulares ou malformações das estruturas meniscais.
Tendinite
Consiste na inflamação dos tendões ao redor do joelho, que geralmente são lesionados devido a uma sobrecarga ocasionada por exercícios ou degeneração. A tendinite patelar acomete principalmente os atletas, sendo conhecida como “Joelho do saltador”.
Esportes e a lesão no joelho
Boleiros de fins de semana, corredores de longa distância e “ratos de academia” precisam estar atentos aos seus joelhos, uma vez que movimentos repetitivos são grandes inimigos da maior articulação do corpo humano.
“Normalmente, a prática de atividade física como as corridas e os esportes de contato dão dor em duas estruturas: em tendões (que são as tendinites) ou na cartilagem. E isso ocorre por conta do chamado movimento repetitivo. Um dos tipos mais graves de lesão no joelho, sem traumas, é uma fratura que acontece dentro do osso por conta de movimentos repetitivos. Essa lesão, muitas vezes, leva o paciente para a cirurgia”, diz o ortopedista.
Como prevenção, Abdalla orienta manter uma musculatura equilibrada e saudável, não forçando o corpo além do necessário, e mantendo acompanhamento com educador físico e check-ups. “É importante também garantir o uso de calçado adequado. Isso faz grande diferença na saúde dos joelhos” alerta o ortopedista.
Principais lesões
Pesquisas publicadas nos últimos 20 anos apontam que as mulheres sofrem com lesões no joelho sete vezes mais do que os homens. O principal motivo são os grupos musculares mais prolongados do que os dos homens, o que afeta a dinâmica de diversas articulações.
No HCor
Quem tem problemas no joelho encontra toda a assistência necessária no Instituto do Joelho HCor, primeira unidade especializada em tratamento da articulação do joelho em hospital privado. Em dois anos de funcionamento, foram realizados 14.000 atendimentos, 1.200 procedimentos cirúrgicos, divididos em 560 artroscopias para a correção de lesões de menisco e cartilagem, 480 reconstruções de ligamentos (ligamento cruzado anterior, posterior e outros). Nesses dois anos, foram realizadas também artroplastias do joelho (substituição da articulação desgastada por prótese) em 74 pacientes e ainda procedimentos variados, como correção de anormalidades angulares dos membros “pernas tortas” e doenças da articulação da patela com o fêmur em 86 pacientes.
Aliado aos altos padrões de tecnologia para o tratamento de casos de lesão no joelho, o Instituto disponibiliza o aparelho de Avaliação Isocinética para avaliação computadorizada da musculatura ao redor do joelho, Balance System, que tem a finalidade de mensuração e treinamento da agilidade da articulação. Além disso, conta também com o SportsMetric™, que tem como objetivo a prevenção de lesões, bem como a avaliação de retorno ao esporte – sendo a única unidade licenciada pelo método em toda a América do Sul. Nos exames para avaliação ligamentar, o setor dispõe do Artrômetro KT-2000™, que objetiva a quantificação da frouxidão ligamentar em milímetros assistida por computador.
O nosso grande diferencial é fazer tudo aqui. Fazemos exame, atendimento, operamos e fazemos fisioterapia aqui, então, é uma união de conhecimentos e cuidados em um único local de tratamento
finaliza o médico.
Ranking das atividades físicas que mais danificaram joelhos
Saiba mais sobre o joelho
Para obter mais informações sobre o joelho, suas principais lesões e seus tratamentos, nós preparamos um material exclusivo para você.
Baixe o infográficoCompartilhe com seus amigos